Sport Blog - Hóquei em Patins

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o Desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quarta-feira, agosto 26, 2009

Campeonato Asiático de Hóquei em Patins: Paquistão desiste da organização da competição por razões de segurança

A Federação Paquistanesa de Hóquei em Patins anunciou hoje que desiste da organização do Campeonato Asiático da modalidade, por não ter condições de garantir a segurança das delegações, que em Dezembro iriam disputar o título.

Recorde-se que nos últimos tempos, vários militantes islâmicos do Vale de Swat têm espalhado o terror pelas mais importantes cidades do Paquistão, não poupando ninguém, principalmente os estrangeiros.

No passado mês de Março, sete polícias paquistaneses morreram e vários atletas da selecção de Criquete do Sri Lanka ficaram feridos, depois de um atentando contra o autocarro que transportava a delegação daquele país asiático.

Para que acidentes destes não voltem a acontecer, as autoridades de Islamabad aconselharam a Federação Paquistanesa de Hóquei em Patins a desistir da organização do tão importante campeonato

A Confederação Asiática dos Desportos Patinados (CARS) já informou a Federação Internacional de Ring-Hóquei (FIRH) da decisão dos paquistaneses, tendo o organismo que tutela o hóquei patinado a nível mundial aceite as justificações.

A FIRH estuda agora novas alternativas, mas não parece fácil, pois não há tempo para outro país preparar as suas infra-estruturas de modo a albergar a competição.

Assim, o mais natural será o cancelamento da prova ou então a integração deste campeonato no Jogos Asiáticos Patinados, que decorrerão em Xangai (China) no próximo mês.

Ao jornal Hoje Macau, António Aguiar, presidente da Associação de Patinagem de Macau, revelou que "as instâncias responsáveis pela organização da prova estão a ponderar o regresso do formato que vigorava no passado, ou seja, o Hóquei em Patins ser uma modalidade que entre no programa dos Jogos Patinados, tal como as Corridas de Patins ou o In-Line".

Apesar de já terem circulados rumores de que Macau poderia sediar o Campeonato Asiático (por ser o país que tem melhores infra-estruturas a seguir à China, que já recusou o convite por estar empenhada na organização dos Jogos Asiáticos Patinados), o dirigente afirmou categoricamente que "isso não corresponde à verdade", adiantando que "é uma pena que isso não seja viável", porque "o cancelamento deste campeonato só vem prejudicar a modalidade em Macau. Não se sabe quando vai ser a nova data da competição, mas se for em Novembro de 2010, como já ouvimos dizer, vamos estar um ano sem competir, e depois temos logo dois campeonatos importantíssimos num curto espaço de tempo, pois como sabem o Mundial B está marcado para os primeiros dias de Outubro".


Se o Hóquei em Patins macaense vive dias agitados, o mesmo não se passa com as outras duas modalidades sob a égide da Associação de Patinagem de Macau: as Corridas de Patins e o In-Line.

A próxima competição internacional irá ser os Jogos Asiáticos Patinados, e o antigo território sobre administração portuguesa estará representado com 6 atletas, todos na prova da Maratona Patinada.

No entanto, António Aguiar refere que "as expectativas para esta prova são fracas, pois Macau não tem uma única pista adequada à pratica da modalidade, tendo que fazer os treinos e as provas internas no meio da rua".

De facto, o presidente da Associação de Patinagem de Macau parece ter razão, pois ainda no passado domingo, a 6ª Etapa do Campeonato Macaense de Corrida de Patins foi disputada no parque de estacionamento do Dome de Macau (pavilhão multi-usos ultra-moderno).


Jornalista: João Miguel Pereira