Sport Blog - Hóquei em Patins

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o Desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

segunda-feira, junho 08, 2009

Campeonato Macaense de Hóquei em Patins arranca sob o signo da crise

A edição de 2009 do Campeonato Macaense de Hóquei em Patins arranca já no início da próxima semana, novamente sob o signo da crise.

Este ano, apenas 3 equipas irão participar na competição: o F.C. Porto, o Lusitânia Sport Clube e o Casa de Portugal.

Depois de muita polémica, ficou decidido que todas as partidas serão disputadas no recinto do Pavilhão Desportivo do Colégio D. Bosco, pois é aquele que actualmente oferece melhores condições, como explicou ao site Macau Hoje, o presidente da Associação de Patinagem, António Aguiar: "Realmente tivemos algumas dificuldades em eleger o recinto do D. Bosco como o melhor recinto para a prática do Hóquei em Patins. Mas, infelizmente, não há outro igual; e apesar de ter o piso um pouco degradado, não tem buracos, como outros que encontramos por aí. As equipas queriam jogar em recintos diferentes, mas não nos apresentaram propostas, o que dificulta seriamente o nosso trabalho. Com grandes dificuldades, conseguimos arranjar uma solução, mas agora os clubes criticam-na duramente. Já não sei o que fazer, mas felizmente consegui convencer todos a jogarem no D. Bosco, nas noites de quinta-feira".

Realmente, a falta de um espaço em condições para a prática da modalidade continua a ser um problema crónico do Hóquei em Patins de Macau. A Associação de Patinagem já enviou ao Instituto do Desporto várias propostas, mas até agora ainda não tiveram nenhuma resposta. António Aguiar admite que "não é fácil resolver as coisas de um dia para o outro. Mas nós já apresentamos várias propostas há meses. Ainda assim, acredito na boa fé das pessoas que estão à frente do organismo e tenho a certeza que iremos encontrar uma solução a breve prazo, pois o D. Bosco não é aquilo que queríamos ter".

A edição de 2009 do Campeonato macaense é marcada por várias novidades, sendo as mais importantes, a entrada do Lusitânia Clube, que substitui o Sport Macau e Benfica, e o facto de as equipas poderem apresentar planteis mistos.

Em 2007 tinha acontecido exactamente o mesmo, pois o Sport Macau e Benfica abandonara o campeonato por não concordar com as regras impostas pela APM e a selecção feminina estava a preparar a sua participação nos Jogos Asiáticos e não tinha pavilhão nem para treinar, nem para realizar alguns jogos amigáveis.

No ano seguinte tentou-se arranjar um campeonato feminino, mas as coisas começaram logo a correr mal, com várias críticas e ameaças de abandono, apesar de só haver 3 equipas inscritas: o F.C. Porto, o Casa de Portugal e o TV Cabo/Grupo PT.

Por isso, a APM resolveu acabar com o campeonato feminino e apostar nesta solução de equipas mistas, de modo a dar oportunidade ao seleccionado feminino de se preparar convenientemente para a próxima edição dos Jogos Asiáticos, que irão decorrer no final do corrente ano, em local ainda a designar, depois do Paquistão ter sido rejeitado, devido à constante falta de segurança que se vive no país.

À margem do Campeonato macaense de Hóquei em Patins, António Aguiar referiu ainda que a 2ª Jornada do Campeonato de Corridas Inline irá decorrer já no próximo dia 28 de Junho, depois da prova ter sofrido vários adiamentos, devido ao atraso nas obras do Complexo Desportivo Ásia Oriental, que só agora terminaram.


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, junho 03, 2009

Hóquei em Patins: F.C. Porto vence por 4-3 e recoloca-se na frente da corrida pelo título

O F.C. Porto regressou à vantagem na eliminatória final do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, ao vencer na noite de ontem a Juventude de Viana por 4-3, em encontro disputado no Pavilhão de Fânzeres.

Com este resultado, os "dragões" ficam a apenas uma vitória do tão ambicionado 8º campeonato consecutivo, que a acontecer colocará a equipa de Franklim Pais na história do Hóquei em Patins mundial.

Crónica do Jogo:

A jogar em casa e impulsionados pelo seu público, os jogadores do F.C. Porto entraram a "todo o gás" e logo aos 20 segundos chegaram ao golo, marcado pelo argentino Emanuel Garcia.

Talvez surpreendidos pelo tento madrugador, a equipa minhota não conseguia realizar uma jogada com principio, meio e fim, pois falhava muitos passes e, quase sempre, deixava-se superiorizar pela formação contrária.

Aos 3 minutos, Reinaldo Ventura esteve muito perto do 2-0, mas a bola "sticada" pelo homem "azul e branco" bateu com estrondo na baliza de Ricardo Silva.

Vendo que não havia reacção do lado contrário, o F.C. Porto baixou o ritmo de jogo e só aos 16 minutos é que voltou a criar perigo, através de uma grande jogada de Filipe Santos, que acabou por ser carregado em falta dentro da grande área.

Chamado a marcar a consequente grande penalidade, Reinaldo Ventura tentou um remate em jeito, mas a bola voltou a bater caprichosamente na barra da baliza vianense.

Três minutos depois, nova grande penalidade e novo falhanço, desta vez de Filipe Santos, que permitiu a defesa ao guardião Ricardo Silva.

À beira do intervalo, Gonçalo Suissas ainda tentou o empate, mas seria o F.C. Porto que a poucos segundos do soar da buzina aumentava para 2-0, com um golo de Caio.

Na segunda parte, a Juventude de Viana entrou com outra garra, e Gonçalo Suissas (aos 30 minutos) conseguiu reduzir a diferença.

Três minutos depois foi a vez de Filipe Santos carregar em falta Paulo Almeida, em plena grande área. Na marcação da grande penalidade, Didi não desperdiçou e colocou o marcador em 2-2, resultado que se poderia considerar injusto, pois a equipa vianense pouco ou nada tinha feito para merecer o empate.

Mas, aos 35 minutos, Pedro Moreira tratou de dar justiça ao marcador e, numa jogada fenomenal onde tirou três adversários do caminho, marcou o 3º golo portista, lançando a festa nas bancadas do Pavilhão de Fânzeres.

Embalado pelo golo, o F.C. Porto começou a criar muito perigo perto da baliza vianense, fazendo vários remates fortíssimos, que Ricardo Silva defendia com alguma dificuldade.

Depois de segurar e afastar vários "tiros azuis e brancos", o guardião do Juventude de Viana não conseguiu defender o "remate raivoso" de Reinaldo Ventura, que quase furava as redes da baliza adversária.

A poucos minutos do fim, Gonçalo Suissas ainda reduziu a diferença, mas o marcador não sofreria mais alterações até final, para satisfação de milhares de adeptos portistas e de Pinto da Costa, que marcou presença no camarote VIP do pavilhão gondomarense.


O próximo jogo desta emocionante e emotiva eliminatória disputa-se no próximo Sábado em Viana do Castelo, a partir das 21h30. Em caso de vitória, os portistas passam a somar oito títulos consecutivos, algo que passaria a ser recorde mundial.


Ficha do Jogo:

Pavilhão: Fânzeres, em Gondomar.

Árbitros: Rego Lamela e José Pinto


F.C. PORTO: Edo Bosch, Filipe Santos, Reinaldo Ventura (1), Pedro Moreira (1) e Emanuel Garcia (1)

Jogaram ainda: Caio (1), André Azevedo e Jorge Silva.


JUVENTUDE DE VIANA: Ricardo Silva, Paulo Almeida, Luís Filipe, Gonçalo Suissas (2) e Didi (1)

Jogaram ainda: Tiago Barbosa, Pedro Neto, Pedro Alves.


Jornalista: João Miguel Pereira